A transitvidade do ser.
[o conceito de poesia - livro]


Conceituação de poesia:
[minha leitura]

Poesia não é poema. Existe poesia no poema, e podemos considera-lo a concretização desta, porém poesia é abstrata, depende de outros seres e de seus estados transitivos para existir.
Poesia não existi em si, o poema sim.
E principalmente, a poesia depende da capacidade do poeta para capta-la e reconstrui-la de forma a encher o poema [ou qualquer outra manifestação artística] de poesia.
Teoricamente todos os objetos carregam poesia em potencial, porém é só no olhar de um terceiro que ela toma vida. É preciso estar disposto a ver poesia, sentir poesia. Alguns objetos são mais carregados de significados poéticos do que outros, os que dispertam graça em todos [ou na grande maioria] como o céu e o mar, e aqueles que tem valor especial [sentimental] para quem os observa.
Existem também 3 categorias fundamentais que classificam essa transitividade.
A duração, a magnitude e a aparência. Do novo ao antigo, do grande ao pequeno, do belo ao feio, todos os seres se encaixam nessa classificação.

Poesia é, segundo Augusto de Campo, "Miragem que em mim mira" e segundo Oswald de Andrade "A descoberta das coisas que eu nunca vi".

Para mim, vc sempre foi todo poesia, muito antes de ser meu.

Comentários

Postagens mais visitadas